SHARK TANK - O REALITY SHOW QUE O BRASIL PRECISA

O Brasil é um país onde se tem uma cultura um pouco distorcida sobre empreendedorismo. Ao longo dos anos, foi construída uma imagem de que empreender é só pra quem é muito rico, ou que é exploração, ou que os ricos são maus e egoístas. Mas se não tiver empreendedores, como teremos empregos? A verdade é que o sistema econômico precisa de todos, e se há injustiça e desequilíbrio no mercado, muitas vezes é por falta de gente que pratica o “faça você mesmo”. Dentro dessa realidade de crise, muitos buscam uma saída, fazer algo por conta própria, seja quem está desempregado ou até mesmo quem já tem um emprego efetivo, vendo que não há mais estabilidade no mercado. Diante disto, lhes apresento um reality show que já faz muito sucesso no exterior e pode ajudar muito os brasileiros, o Shark Tank!


Shark Tank é uma série de game show norte-americana, que mostra empreendedores que vão ao programa apresentar as suas ideias de negócio a potenciais investidores a fim de obter destes, financiamento. A sua estreia ocorreu a 9 de agosto de 2009, no canal ABC.
Diferente de muitos outros reality shows, este mostra a realidade de pessoas que querem lançar um produto, serviço ou ideia nova no mercado, mas muitas vezes não sabem por onde começar, ou que caminho trilhar e precisam de uma avaliação e aconselhamento de pessoas que já tem resultado. Caso o candidato convença os jurados, sua ideia ganhará investimento dos mesmos.  Geralmente o programa conta com mega empresários como jurados, que vão avaliar os novos empreendedores.

No Brasil, o programa terá o nome de Shark Tank – Negociando com Tubarões e tem estreia prevista para o dia 13 de outubro, às 21 horas, no canal pago Sony. 

Confiram o elenco do programa, que será de peso:

SOROCABA

Muitos podem pensar que se trata apenas de um cantor sertanejo e nem deveria estar aí, mas, ele também administra as carreiras de outros artistas, como as duplas Thaeme e Thiago, Marcos e Belutti, Milionário e Marciano, e os cantores Lucas Lucco e Luan Santana.

CARLOS WIZARD

Carlos Wizard fundou em 1987 a Wizard, rede que alcançou, através do franchising, a liderança absoluta no setor de ensino de idiomas. É conhecido por ser o empreendedor que começou do zero e criou várias empresas milionárias. No setor esportivo, Carlos Wizard anunciou a compra de 100% da operação das marcas Topper e Rainha, da Alpargatas, fundando a BR Sports. Em 2016, diversificou seus investimentos para o setor de fast-food ao trazer para o Brasil a conceituada rede de comida mexicana Taco Bell. Além de investidor, Carlos Wizard é autor do best seller Desperte o Milionário que Há em Você, publicado no Brasil, Europa, Estados Unidos e China. É coautor do livro Sonhos Não Têm Limites. Professor por natureza, Carlos Wizard continua transmitindo suas práticas de gestão por meio de palestras no Brasil e exterior.

CAMILA FARANI

Uma das primeiras mulheres a investir em startups no Brasil, Camila criou o MIA, grupo para ensinar mais mulheres a investir em negócios de tecnologia no Brasil. É uma das principais mulheres na cena do investimento-anjo no Brasil e uma das primeiras a atuar na área. Esse tipo de investimento feito por pessoas físicas em uma startup (empresas iniciantes de alto potencial de crescimento) é o responsável por tirar muitas ideias do papel (especialmente na área de tecnologia).

ROBINSON SHIBA

Acreditar. Essa é uma palavra que o paranaense de Maringá e fundador do China in Box, Robinson Shiba, carrega desde pequeno, e pretende passar para as próximas gerações de sua família. Em sua infância, Shiba teve influências marcantes que o ajudaram a identificar e moldar seu caminho. Parte dessa garra ele deve a seu pai, que sempre acreditou e apostou todas as suas fichas nas ideias do filho. Foi em uma viagem aventureira para os Estados Unidos, junto a um amigo, que o empresário teve a ideia de abrir um delivery de comida chinesa que entregasse na “caixinha”. Shiba, que se formou em Odontologia, decidiu largar a carreira por causa de uma ideia inovadora. Na mesma viagem aos Estados Unidos, passou por diversas experiências. Uma delas foi trabalhar em restaurantes e fazer entregas. Com isso, pode perceber que a comida chinesa era pouco conhecida no Brasil. Foi a partir desse momento que seu espírito empreendedor nasceu. Isso só lhe deu mais vontade de estudar sobre todo o processo de uma empresa delivery.

CRIS ARCANGELI

Cristiana Arcangeli atua no ramo de cosméticos desde 1986 e é considerada uma das mulheres que mais influenciou e contribuiu para o mercado de beleza no país. A empresaria Cris Arcangeli já foi proprietária da empresa Phytoervas, com produtos naturais e sem sal para os cabelos, e também já foi proprietária da Éh Cosméticos, a primeira marca de cosméticos orgânicos do Brasil. Atualmente, é proprietária da Beauty´in, uma marca que oferece nove linhas de produtos, entre suplementos, cosméticos e alimentos enriquecidos com colágeno, chocolate sem açúcar, entre outros, além da Phabrica Comunicação, responsável pelo programa Manual, radio Alpha FM. Cristiana Arcangeli também atua como apresentadora do Extreme Makeover Social TV Record, um programa que ajuda comunidades carentes construindo creches, bibliotecas, escolas, entre outras formas.

JOÃO APPOLINÁRIO

Dono da maior empresa multicanal do mundo, a Polishop! João Appolinário era sócio de uma rede de concessionárias de automóveis da sua família quando resolveu criar a própria empresa. O problema é que ele não tinha nenhuma grande ideia. “Só sabia que não queria ser sucessor, queria ser empreendedor.” Em 1995, aos 35 anos, fez as malas e viajou para Miami, nos Estados Unidos. Voltou de lá com alguns kits do 7 Day Diet na mala. O produto, como o nome diz, prometia ajudar o consumidor a dar início, em uma semana, a um processo de emagrecimento. No Brasil, Appolinário apresentou a ideia para consultores em marketing e em venda direta. Não viu um só esboço de sorriso no rosto deles. “Todo mundo dizia que o produto era bom, mas que não deveria ser vendido por televisão e por telefone.” A desconfiança dos especialistas tinha sua razão: por R$ 230, a dieta era cara e vinha numa caixa grande demais para ser transportada pelos correios. Appolinário deu de ombros. Ele acreditava que, justamente por ser um produto caro, não poderia ser vendido numa farmácia. Era preciso tempo para explicar seus benefícios. Desembolsou, junto com seu sócio e garoto-propaganda, o ex-piloto Emerson Fittipaldi, US$ 500 mil para começar a venda do 7 Day Diet. O problema da entrega foi fácil de resolver. Ele contratou uma transportadora. Em três anos, vendeu 600 mil kits e faturou R$ 138 milhões. “Vi que tinha um canal poderoso de vendas e decidi ampliar o negócio.” Foi aí que ele criou a Polishop.


O elenco esteve presente no programa The Noite no dia 04/10, e a entrevista pode ser conferida na íntegra.



Com a estreia do programa, serão geradas novas ideias, empresas, marcas no mercado e consequentemente novos empregos, uma boa saída para o nosso país!




#GDY

Elementar – O caminho dos curiosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário